12/03/2013

Wanderley Oliveira

Curtiu · há 8 horas 

As separações afetivas pela morte, pelo divórcio, pelas tragédias ou por quais formas aconteçam causam muita dor emocional. Essa dor chama-se sentimento de perda.
A humanidade deveria ser melhor preparada para lidar com perdas e frustrações. Ao nascer, saindo do ninho da barriga da mamãe começa um processo de perda que só termina ao morrer com a perda do corpo físico.
Existe uma perda que possivelmente é das mais dolorosas no relacionamento humano, a perda da idealização a respeito da(s) pessoas(s) que você ama. É uma morte psicológica daquilo que você construiu em sua imaginação sobre alguém que ama. Geralmente essa perda acontece por meio da mágoa que é como se fosse uma arma letal, matando seu modelo mental sobre aquela pessoa que te decepcionou.
E as perdas obrigam você a sair de uma zona de acomodação na relação com essa pessoa, em busca de equilíbrio e segurança. A dor da mágoa também serve para isso. Vai lhe permitir ter uma noção mais realista das pessoas, especialmente aquelas com as quais você guarda vínculos afetivos. É uma convocação inadiável para lançar um olhar mais verdadeiro sobre o que seja amar. A mágoa é um bisturi que faz uma incisão cirúrgica sem anestesia, arrancando de você algo que não corresponde à verdade.
Mágoa e perda andam bem juntinhas. Promovem limpeza nos porões da falsidade e da mentira, para que você amadureça e avance para o legítimo amor.

'via Blog this'