12/11/2013

RONDÔNIA: O BRASIL QUE OS BRASILEIROS NÃO CONHECEM...

Curtiu · há 4 horas 

RONDÔNIA: O BRASIL QUE OS BRASILEIROS NÃO CONHECEM...

Há todo um Brasil em Rondônia. Todas as raças, todos os credos, todas as classes, todos os povos. Rondônia é mãe generosa que recebe a todos de braços abertos. Bebeu água do Guaporé, do Jamari, do Madeira e do Machadão, não vai mais embora não.

Suas terras férteis geram o alimento. Seu céu de verão sempre azul é garantia do calor permanente. Sua estação das águas é tempo em que tudo brota e floresce. Clima nordestino, solo paranaense e água abundante da Amazônia. Assim é Rondônia. A nova fronteira agrícola brasileira.

Rondônia está no coração da América do Sul. No coração geográfico do continente. Na mesma distância do Atlântico, do Pacífico e do Caribe. Três saídas para o mar. Um grande entreposto natural, estratégico para a exportação.

Sou assim Rondônia, sou pioneiro, sou empreendedor. A terra da oportunidade está aqui e agora. Tudo está para ser feito, e já está sendo feito. Economia que se mantém em ritmo chinês. Terra jovem, que da madeira virgem dá lugar à floresta plantada. Que da pecuária extensiva abre caminho para a soja. Que faz do produtor rural um dono de agroindústria.

Suas cidades crescem. Sementes urbanas plantadas no interior há trinta e poucos anos. Onde antes se levava 40 dias por estrada de chão de Cuiabá a Porto Velho. Onde não existia água encanada nem luz, só mata fechada. Hoje é progresso, tempo de Infovia. Momento de regularização fundiária, de valorização das suas terras, de partir para o abraço.

Rondônia é o Brasil que todo o Brasil está aprendendo a conhecer. Rondônia do pirarucu e do tambaqui. De cacau e açaí. Do café e do tucupi. Da laranja, da uva, da melancia, da goiaba, do tomate, da hortelã e da alface hidropônica. Sim, aqui tudo que se planta dá. Tem arroz, milho, mandioca e cupuaçu. Aqui se encontram o cerrado e a Amazônia. É terra de todos os biomas.

Rondônia do boi, do leite, do mineral, do natural. Do pôr-do-sol sobrenatural de Porto Velho. Das lendas de vida e morte da Madeira-Mamoré. Das festas populares e dos monumentos históricos. Das linhas telegráficas do Marechal Rondon. Do Real Forte Príncipe da Beira e das Três Marias. Do encontro das águas do Pacaás.

Em Rondônia tenho alma suruí e sentimento caboclo. Sou guerreiro Uru-Eu-Wau-Wau. Sou sertanejo da Amazônia. Sou da terra da onça e da arara, do macaco-prego e da sucuri. Tenho sangue nortista. Sangue de Belém, Manaus, Fortaleza, São Luiz, Santarém, Salvador. Sangue do interior paulista. De Goiás, Minas, Mato Grosso. Sangue de tanto lugar. Do pampa gaúcho. Do meu Paraná.

Sou Rondônia de colorido porto-velhense. Do agito de Cacoal e do frio de Vilhena. Da fertilidade da Zona da Mata e das praias do Guaporé. Do leite de Jaru e da indústria de Ji-Paraná. Do lago do Cuniã e da montanha dos Parecis. Das usinas do Madeira e das lavouras que não têm fim.

Rondônia é ouro, diamante, safira e esmeralda. É terra de todos os elementos da tabela periódica. Da argila que faz cerâmica. Da cassiterita e das terras raras. Do granito e do calcário. Das fontes de puríssima água mineral. Da madeira e do metal. Rondônia é comércio, é indústria e é rural. Rondônia, em todos os aspectos, é terra universal.

:::: Sandro Andre

Sandro Andre é jornalista.
Foto: Ronaldo Nina

'via Blog this'