11/30/2013

Doutrina Espírita


Encontros com Chico Xavier

SOBRE O PASSE

— O tempo que se deve gastar para a aplicação de um passe magnético deve ser mais ou menos o mesmo que utilizamos para fazer uma prece, o "Pai Nosso".

Esta foi a resposta dada pelo Chico a uma interpelação fei¬ta pelo confrade Dr. Olavo Escobar.

E eu, preocupado com certos ângulos do assunto, procurei-o, igualmente expondo-lhe minhas dúvidas:

— Chico, não entendo a razão de determinadas explicações de alguns confrades que dividem o passe em "passes magnéticos", "passes espirituais" e outras modalidades desse tratamento fluídico.


Ouvindo-me, atencioso, explicou:

— Quando estender as mão sobre a cabeça do paciente, movimentando-as de alto a baixo, não precisa se preocupar. O que for preciso, os espíritos farão.

Retomou o Chico o seu trabalho de autografar, de pé os livros que lhe eram apresentados, eu, então, lembrei-lhe do que Alexandre havia dito a André Luiz (*), quando este lhe indagou se todos, com maior ou menor intensidade, poderiam prestar concurso fraterno no passe. Alexandre respondeu-lhe que, revelada a disposição fiel de cooperar a serviço do próximo, por esse ou aquele trabalhador, as autoridades do Plano Espiritual designam entidades sábias e benevolentes que orientam, indiretamente, o neófito, utilizando-lhe a boa-vontade e enriquecendo-lhe o próprio valor...

— É isso mesmo!

Tão breve explicação valeu-me, todavia, a fim de tranquilizar-me o bastante para não continuar apenas perguntando...

(*) "Missionários da Luz", capítulo 19 - André Luiz/Chico Xavier - ed. FEB.

"Todas as-pessoas que recorrem à oração estão municias de um poder cuja extensão, por enquanto, na Terra, não conseguimos avaliar" (A Terra e o Semeador - pg. 53)


Do livro "Encontros com Chico Xavier" - Cezar Carneiro de Souza
Capítulo " SOBRE O PASSE "
Editora ELCEAA: Editora e Livraria Centro Espírita Aurélio Agostinho

'via Blog this'