11/13/2013

Doutrina Espírita

(6) Facebook:
Os animais têm alma?

De forma sintética, podemos informar que Deus cria princípios espirituais, simples e ignorantes, que se submeterão ao processo evolutivo idealizado por Ele. Na conceituação espírita, somente podemos falar em alma quando esta já atingiu um determinado nível evolutivo, mais precisamente quando conquistou o discernimento e o pensamento contínuo.
Naturalmente, há uma ordem lógica de evolução entre cada reino (mineral, vegetal e animal) e a reencarnação dos princípios espirituais é promovida por espíritos elevados que cuidam dessa ocorrência.
Notamos que há animais que são puramente instinto, cujas ações são sempre as mesmas, como, por exemplo, os peixes. São princípios espirituais no início da evolução do reino animal.
Todavia, vemos animais cujo instinto é menos intenso, havendo espaço para a manifestação da inteligência rudimentar. São animais que, às vezes, apresentarão condutas inesperadas, demonstrando um resquício de inteligência e algumas vezes de emoção rudimentar. Citamos como exemplos o golfinho, o macaco, o gato e os cães. São animais mais evoluídos.
Numa entrevista, Chico Xavier disse que o animal mais evoluído é o cão, certamente por demonstrar inteligência limitada e emoções rudimentares (tristeza, alegria, necessidade de afeto etc.), sendo facilmente domesticável.

- Alessandro Viana Vieira de Paula – Guia da Doutrina Espírita.


'via Blog this'